quarta-feira, 6 de julho de 2011

Venezuela busca inspiração nas mulheres para brilhar no futebol País é hexacampeão do Miss Universo e dispõe de categorias de base para melhor preparar as modelos para os concursos de beleza

tempDor, busca excessiva pela perfeição e um toque de beleza. Estes são os pré-requisitos para as meninas que um dia sonham disputar o Miss Venezuela. Qualidades que podem ser transportadas para o universo masculino, ou melhor, para o progresso do futebol naquele país. Na sexta reportagem da série sobre a paixão do povo sul-americano pelo futebol, o Bom Dia Brasil exibiu matéria sobre a terra de Hugo Chávez.

Para os venezuelanos, concurso de miss é como Copa do Mundo para brasileiros. As academias de beleza tratam as jovens como se fossem atletas. Quem quer ser bonita e famosa, precisa treinar todos os dias. Isso mesmo, as misses devem ser disciplinadas e são enquadradas num regime profissional.

O Miss Venezuela existe desde 1952. Nas quase seis décadas, o evento se tornou uma das mais importantes manifestações culturais do país. A modelo Norelys Rodriguez fala sobre o glamour do evento.

- As pessoas se reúnem para fazer comentários sobre as mulheres preferidas, as roupas. É um programa que reúne toda a família em frente à TV. O Miss Venezuela se tornou parte da vida dos venezuelanos tanto que quando alguém vê uma criança na rua diz que com certeza essa menina vai participar do Miss Venezuela.

O sonho começa cedo nas academias de beleza. A média de idade é de 12 anos. As aulas são de gramática, protocolo, etiqueta e inglês - além de dicção, oratório e cultural geral. Superpotência no quesito de beleza, a Venezuela está longe de representar tal importância no futebol. A diferença é a força de dessas duas atividades nas categorias de base.
Com isso, a Venezuela tem seis títulos de Miss Universo, ou seja, é hexacampeã mundial. As meninas saem dos lares pobres para ganharem o mundo.

- São mulheres muito jovens de 18, 19 anos, que acabaram de sair do colégio e, de um dia para o outro, se tornam as mais bonitas do país, da qual todos esperam a perfeição - disse Mayte Delgado, apresentadora do Miss Venezuela.

Por outro lado, a Venezuela ainda não conseguiu resultados expressivos no futebol. O esporte preferido no país é o beisebol. No entanto, escolinhas recebem cada vez mais crianças interessadas em fazer gols. Hoje, o futebol já é o segundo esporte mais praticado por lá. Logo, não são somente as misses que fazem sucesso entre os boleirinhos.



Por: Wellington Costa
Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário